Re: dd

    Ola Eduardo,

> Pessoal,
> Quero gerar um cópia identica de um HD que tenho em produção para um
> outro.
>
> Uma das alternativas que pensei foi utilizar o dd, mas veio algumas dúvidas:
>
> - Se tiver alguns "bad blocks" no HD de origem, este problema é replicado
> para o novo HD com a cópia ???

  Bad blocks sao problemas fisicos no hd, o maximo que ira acontecer e o DD
nao conseguir ler o setor defeituoso consequentemente nao conseguindo
replicar esses dados que ali estao.

> - Posso utilizar o dd para fazer cópias entre HDs que tenha tamanhos
> diferentes sem ter problema com os dados ???

  Voce pode usar o DD sim para copiar de um hd MENOR para um MAIOR, o
contrario nao ira funcionar por nao haver espaco suficiente para replicacao
dos dados.

> Se alguém tiver alguma outra sugestão pode ficar a vontade !

  O DD sempre funcionou muito bem comigo, mas tem uns macetes que podem
ajudar:

  Rode um fsck no hd de origem para corrigir eventuais inconsistencias no
sistema de arquivos, pois isso pode dar problema na hora de replicar.
  O DD copia inclusive setor de BOOT (MBR), entao, nao precisa nem criar as
particoes no hd de destino, e so mandar o DD direto que ele faz tudo
bonitinho. Ex.: $ dd if=/dev/hda of=/dev/hdb
  Claro que caso voce queira copiar somente algumas particoes pode
especificar.

  Com eu disse, sempre me dei bem com esse processo, acho que conseguira sem
maiores problemas, caso nao de certo na primeira vez, apague o hd de destino
e tente a copia novamente, tambem ja passei por isso e funcionou.
  Espero ter ajudado.

--
 --==--==--===--===--==---==---==--
  Fernando França