Re: email no terminal

* Douglas Carleal dos Santos (dougcsan@yahoo.com.br) wrote:
> Boa Noite !
> Segunda vez que mando um email sobre esse assunto, mas tentarei ser mais
> eficiente em minha pergunta
>
> pretendo usar o exim4 + fetchmail + mutt (inicialmente depois eu coloco
> nessa lista o procmail)
>
> como eu faço para configurar esses para enviar e receber minhas
> mensagens do Debian no terminal

Ai vai uma cesta basica :)

1) Rode eximconfig e configure o exim. A primeira pergunta e se voce vai
usar um servidor SMTP para enviar mensagens ou se voce mesmo mai ser seu
servidor SMTP. Se escolher a primeira, havera um campo apropriado para
inserir o endereco. Caso escolha a segunda, basta ir dando enter para
seguir a configuracao default, depois de pronta, edite o /etc/exim/exim.conf
e procure pela linha trusted_users e adicione seu usuario nela.
Depois disso pronto voce ja pode usar, e com o tempo voce vai estudando
as possibilidades do exim e adequando melhor para seu gosto/necessidade.

2) Entre no site http://www.mutt.org ou procure no google sobre exemplos
de arquivos de configuracao do mutt. Ele fica em /home/seu_user/.muttrc
e define como o mutt vai funcioinar. Se voce quiser eu posso te mandar o
meu pra voce ir usando, depois como o tempo vai estudando as
possibilidades do mutt e adequando melhor para seu gosto/necessidade.

3) crie um arquivo /home/seu_user/.fetchmailrc com o seguinte conteudo:

poll seu.servidor.pop
   proto POP3
   user seu_user
   password ***********
   is seu_user
   options fetchall
        mda "/usr/bin/procmail -f %F"
        set daemon 300
        set logfile /home/seu_user/fetchmail.log

Depois faca chmod 0600 /home/seu_user/.fetchmailrc para mudar as
permissoes. Isso e o basico para o fechmail funcionar, sendo que ele
ficara vendo se ha novas mensagens de 5 em 5 minutos e deixara um
arquivo de log no seu /home. Isso e o basico para voce ir usando,
depois com o tempo vai estudando as possibilidades do fetchmail e
adequando melhor para seu gosto/necessidade.

4) Crie um arquivo  /home/seu_user/.procmailrc com o seguinte conteudo:

PATH=/bin:/usr/bin
SHELL=/bin/sh
MAILDIR=$HOME/mail
DEFAULT=$MAILDIR/Inbox
LOGFILE=$HOME/procmail.log

Depois rode chmod 0644 /home/seu_user/.procmailrc para ajustar a
permissao.

Isso fara com que seus e-mails sejam entregues em
/home/seu_user/mail/Inbox. CAso nao exista uma pasta mail, crie-a. Evite
criar a pasta Mail (com M maiusculo), pois ela e default para programas
como kmail e pode gerar algum tipo de conflito. Isso e o basico para
voce ir usando, depois com o tempo vai estudando as possibilidades
do procmail e adequando melhor para seu gosto/necessidade. EU por
exemplo tenho regras que separam as mensagens por lista de discussao e
colocam as mensagens compostas em HTML em uma pasta separada.

No mais, se quiser meus arquivos de exemplo e so pedir ...

[]'s
/ Se macumba ganhasse jogo, o Campeonato Baiano    \
| terminava empatado.                              |
|                                                  |
| --Neném Prancha, treinador e filósofo do futebol |
\ brasileiro.                                      /
   \
    \
        .--.
       |o_o |