Servidor IMAP

Fala galera beleza?
Eu to querendo implementar um servidor imap privado pra mim, assim posso usar clients de email tanto em X quanto em console, assim posso acessar remotamente via ssh, coisas do tipo.
Minha pergunta é, qual é o melhor pra se usar? Se eu nao me engano os pacotes do cyrus é mantido por um brasileiro nao é ? Eu queria poder achar um material em portugues ou em ingles mesmo pra se configurar, o cyrus-doc q eu li nao atendeu minhas espectativas

Abracos !!