modem externo USB - experiências

Como os modems internos "normais" estão desaparecendo (eu tinha um da Trellis, mas o bicho já queimou 3 vezes, desisti), estou pensando em adquirir um modem externo para conectar nas minhas máquinas Debian. Vi um modelo da LG, interface USB e parece ser compatível com Linux. Alguém tem um destes, ou conhece histórias de ? O modem externo USB me parece bastante prático, pois é pequeno, não necessita de fonte externa e posso leva-lo "no bolso", para p.ex, conectar minha máquina no escritório, que só tem um ruinmodem PCTel

Obrigado,

Vinicius