Re: programação em C/Linux

On Wed, 18 Feb 2004 12:33:39 -0300
ViNiCiUs <vlpg@terra.com.br> wrote:

> Como faço para o meu programa em C se comunicar com o Sistema Operacional ?
>
> Por exemplo...quero que meu programa crie um diretório, ou peça para o
> SO abrir outro programa como por exemplo o Gimp ou abrir um Xterm....

 Para o seu programa em C se comunicar diretamente com o SO voce precisa utilizar as chamadas de sistema (system calls), como o write(), read(),
open(), fcntl(), select(), close(), ioctl(), fork(), kill(), wait(),
execve(), kill(), vfork(), signal() etc ... Existem MUITAS outras, estas
estao apenas como exemplo. Verifique a manpage de cada uma para maiores
informações:

 $ mar write

 Nao deixe de olhar a sessão SEE ALSO da manpage.

--
Gustavo Rondina
http://gustgr.freeshell.org