Homologaçao de cliente de e-mail e navegador

Pessoal,

Recebia boa tarefa de homologar um cliente de e-mail livre e um navegador livre,  que tenha versões para Win e Linux em substituição dos atuais  Outlook express e explorer  atualmente usados, em uma das empresa que dou suporte.

Qanto ao navegador já me decidi pelo mozzila-firebird.

Ocorre que estou em dúvida de qual MUA homologar, pois tem que seguir alguns requisitos:
1) Facilidade
2) Livre
3) Funcionar em win e Linux
4) Receber e enviar e-mails em html
5) Suporte a LDAP

Qual vocês indicam?

Pensei no Thunderbird, mas nunca usei, pois uso sylpheed-claws e este não serve!!

Preciso também documentar esta homologação, portanto aceito links que falem das vantagens entre os clientes de e-mail livres e o outllok.

Abraços

--
www.OpenCode.com.br