Re: Licença x licensa

Em  Thu, 12 Feb 2004 10:24:19 -0300
Renato Alvim <renato_alvim@terra.com.br> escreveu:

> Concordo em que devamos preservar nossa já tão combalida língua.
> São muitos os ataques e frágil a resistência.
> Isso interessa muito aos países dominantes.
> A língua é um dos mais importantes bastiões da resistência.
> Isso fez parte de um plano iniciado à época da ditadura, para manter o
> mais possível o povo na ignorância, e continua até hoje.
> O Brasil ocupa um lugar vergonhoso no que respeita à Educação.
> Com 56 anos, vivi esse processo ehá muitos anos venho fazendo a minha
> parte. É claro que em um a mensagem ocorrerão fatalmente erros de
> digitação e um ou outro descuido.
> [...]
Os erros de ortografia não são a coisa mais grave. Tb não sou professor de
português, mas sou formado em letras, e tenho amigos que são professores
de português. Erros de ortografia são as faltas que menos descontam nota
numa redação de vestibular.

O pior é a dificuldade de organizar idéias. Isso sim é fogo.
Já li textos escritos quase sem erros de ortografia, mas sem o mínimo
sentido. E já li textos cheios de erros de ortografia mas com muito
conteúdo.

Claro, para o leigo o que mais chama a atenção é a ortografia. E
socialmente marca muito não saber escrever "direito". Como um colega
escreveu, pode ser a diferença entre conseguir um contrato ou não.

Na dúvida, chame um profissional para verificar o documento.
Se eu tivesse uma empresa de prestação de serviços eu faria isso. Não custa
muito caro. Alguns profissionais cobram, dependendo do número de páginas,
até R$ 5,00 por página corrigida. Faça as contas. Não vale a pena gastar R$
30,00 num contrato que vai te trazer algumas centenas ou milhares de
reais???

Infelizmente muita gente acha isso um desperdício. Ninguém acha ruim pagar
ao médico, ao dentista, ao advogado, ao técnico em informática. Já ao
professor de português ninguém quer pagar....cada macaco no seu galho. Se
vc não tem tempo para estudar português( e precisa estudar, mesmo falando
pt_BR desde guri) pague alguém para fazer isso e corrigir os seus textos.

Um abraço pessoal

Leandro