Re: roteamento e firewall

Olá Emerson Faustino, abaixo vão alguns comentários:

Em Wed, 11 Feb 2004 17:38:15 -0200
emersonfaustino@ig.com.br escreveu:

> gostaria q algem me ajudades estou com a missao de colocar duas novas rede
> no ar dentro de intranet isso ja consegui, so não consegui fazer q meu
> firewall -debian - linux, pingase e joga-se para foro o acesso a internet
> destas novas rede, a rede antiga continua jogan fora para a internet pelo
> nat do fairewaal, mas as duas redes novas não, ja alterei o script do
> firewall e adicionei a tabela de roteamento o renge/mask e gw das novas
> redes e o firewall nao pinga elas, elas se comunicam com a rede antiga mas
> não com o firewall.
perfeito...

> segue o escopo:
> A= antiga e funcionando
> B=antiga e funcionando
> C= nova pinga A, B, D e não ao firewall e nçao sai para internte pelo nat do
> mesmo.
> d= nova pinga A, B, c e não ao firewall e nçao sai para internte pelo nat do
> mesmo.
até aqui tudo tranquilo...

> A=195.8.0.0 = GW 195.8.0.1 (ROUTER CENTRAL)
> B=195.9.0.0 =GW 195.8.0.1
> C=195.11.0.0 =GW 195.8.0.1
> D=195.10.0.0=GW 195.8.0.1
Emerson, como vc quer que funcione sua rede se os devidos GWs não pentencem a mesma
rede???
O correto seria mais ou menos assim:
A=195.8.0.0 = GW 195.8.0.1 (ROUTER CENTRAL) ==> perfeito, sem alterações
B=195.9.0.0 =GW 195.9.0.1
C=195.11.0.0 =GW 195.11.0.1
D=195.10.0.0=GW 195.10.0.1

O GWs de cada rede precisa pertencer a própria rede.

> FIREWALL = 195.8.0.254
> firewall com iptables
>
> pf, preciso de ajuda.
>
> obrigado desde já.