Re: [OFF] fontes no emacs

On Tue, 10 Feb 2004 12:40:12 -0200
"Ronaldo Reis Jr." <chrysopa@insecta.ufv.br> wrote:

> Pessoal,
>
> como aumentar o tamanho alterar a fonte de edição no emacs, não achei nada. No
> XEmacs eu consigo, mas no emacs não.
>
> aproveitando, outra coisa que eu não consegui fazer no emacs foi usar o
> shift-seta para selecionar texto, ele vai para o final da linha mas não
> seleciona.

 Ronaldo,

 Para alterar a fonte voce pode usar o comando customize face:

     ALT+x customize-face <ENTER>

 Ele vai abrir uma tela interativa em um novo buffer e la voce pode
customizar tudo. Lembre-se que tamano de fonte depende da capacidade
do seu terminal. Para fechar o buffer depois simplesmente digite:

     CTRL+x k <ENTER>

 Para selecionar uma linha ou uma porção do texto voce primeiro
precisa definir uma marca (Mark) em um ponto e mover o cursor
até onde voce quer selecionar. Para tornar a seleção visível,
primeiro habilite o Transient Mode:

     ALT+x transient-mark-mode <ENTER>

 Pronto, agora para selecionar, posicione o cursor onde voce
deseja iniciar a seleção e digite:

     CTRL+ESPAÇO

 Agora mova o cursor até onde você queria selecionar. Nesta área você
pode executar várias operações com o texto (Copiar, Recortar, Mover para o Kill Ring, Inverter Maiusculo/Minusculo etc).

 Surigo uma leitura no manual do usuário do GNU Emacs, é bem completo.

--
Gustavo Rondina
http://gustgr.freeshell.org