boot, ,instalacao e configuracao de monitor

 Eu estou com dificuldades para instalar do Debian na minha máquina, se alguém pudesse ajudar eu agradeceria muito.
 A primeira é que, um amigo baixou a imagem e gravou num cd pra mim. Ele não está dando boot e eu tô achando que foi alguma coisa que ele fez errado lá. Mas isso é besteira. Eu queria saber como usar o rawrite (qual é o aruivo que eu seto como imagem de boot por disquete).
 Outra dúvida é sobre o hardware suportado. A minha versão é a 3.0 e tava querendo saber onde pego a lista com os hardwares suportados por ele.
 E a última é sobre o monitor. Eu já tentei instalar o Red Hat anteriormente, só que, na hora de configurar o monitor, eu colocava como o que ele tinha escolhido por padrão, e eu não conseguia mais ver nada quando entrava no modo gráfico. Como eu faria pra sair do modo gráfico pro modo texto sem ver onde clicar com o mouse?
 Agradeço pela atenção.
 Hugu