Re: Bom dia...alguém poderia me ajudar???????

>    Estou fazendo um script em Shell Unix ,  ao qual esse script vai entrar
>    num diretorio X, verificar se tem arquivos de extensao .y e se tiver, vai
>    fazer o ftp pra outro servidor,  caso nao, envia um e-mail pra FULANO
>    avisando que nao ha arquivos .y .

Olá,

primeiramente, duas dicas:
1. Coloque no subject da mensagem algo referente à dúvida (ex: "shell script
com FTP e envio de e-mail")
2. Não envie e-mails em HTML para a lista

bom, vamos lá... Tente o seguinte:

--------------------
#!/bin/sh
DIRETORIO = /nome/do/diretorio
MAQREMOTA = 'ip ou host da maquina remota'
USUARIO = 'usuario do FTP'
SENHA = 'senha do FTP'

cd $DIRETORIO

if [ -e *.y ]; then
  ftp -n $HOST << FIM
  quote USER $USUARIO
  quote PASS $SENHA
  put *.y
  quit
  FIM
else
  echo "Nao existe nenhum .y no diretorio" | mailx -s "assunto do email" email@do.destinatario
fi

exit 0

o -n no FTP é necessário para conectar sem interação humana.
Dependendo do FTP, não vai aceitar o "put *.y". Pessoalmente, sugiro que use o NCFTP.

Danilo