Re: Redimencionando particao ext3 (URGENTE)

Guilherme disse:

> Inicialmente, desculpe pela demora... acabei de voltar de viagem!
>

> Dizem que Ronaldo Reis Jr. tentou dizer:

> O DiskDruid do Mandrake 9.2 redimensionou legal a partição ext3 que eu
> tive que editar, mas somente do final da partição até o final do disco.
> Sem mexer no início da particão!

No inicio da partição seria no MBR...

> Meu medo é que não seja possível mover o início da partição por causa de
> algum detalhe que eu desconheça da MBR ou da tabela de partições do
> disco!! Neste caso não importa o sistema de arquivos vai haver problema,
> certo?
Meu conselho: converta as partições ext3 para ext2 ANTES de movê-las. Isso
não implica em perda, porque voce pode recriar o journal depois.

> Ou será que funcionaria se eu alterasse o sistema de arquivos para ext2 e
> depois editasse as partições? O que eu preciso mais extamente fazer
> agora é mover o hda4 (/) para o hda2 e o hda3 (swap) para o hda1, movendo
> o hda1 e o hda2 (partições windows) para um outro disco, para separar
> mesmo os SOs (exigencia do contratante).

Porque uma partição swap precisa ficar na primeira partição do disco ???
Melhor colocar uma que tenha uma demanda maior de acesso, como /usr, /,
ou mesmo boot (acompanhando a geometria da árvore de diretórios.

> Só não sei se a tabela de partições e a MBR do hda vão concordar com
> estas mudanças!

Tome cuidado, faça backup de tudo antes de começar.

HTH,

RSalles

--
"A well-written program is its own heaven; a poorly-written program is its
own hell."