Re: [Off-Topic] Debian x Gentoo

Em Tue, Feb 03, 2004 at 11:54:04AM -0200, Cláudio Henrique escreveu:
> [...]
> mal da instalação do Debian.
>
> Comecei a instalar o Gentoo ontem em casa para ver qual é, e ele está
> compilando tudo desde à 1hAM e ainda não tinha acabado às 10hAM. A máquina
> é um P2 350MHz com 256MB RAM. De repente em um Athlon XP+ 2400 de 2GHz com
> 1GB seja mais rápido. :P
>
> Bem, tomara que eu termine essa instalação hoje à noite. Hehehe!
>
> Ainda não posso falar nada a respeito, mas acredito que, essa distro seja
> bastante eficiente, dado que a compilação é otimizada para cada tipo de
> processador (P2, P3, Athlon, etc). Alguém sabe me dizer como funciona a

Essa otimização específica para processador não traz tantos resultados
quanto algumas pessoas pensam; os ganhos em velocidade são pequenos, e
algumas aplicações podem ter a estabilidade comprometida. No entanto, há
aplicações específicas que se beneficiam das otimizações extras, como é
o caso do mplayer (3D Now, presente nos processadores Athlon e Athlon
XP, e SSE2, do Pentium IV) e do GIMP.

No Debian, os pacotes são compilados para máquinas 386, ou seja, não
importa se você tem um 386 SX ou um Pentium 5, os programas vão rodar
normalmente, ao contrário de algumas outras distribuições, que trazem
pacotes compilados para i586 (Pentium a Pentium II) e i686 (Pentium III,
K6 III, Athlon e superiores); esses pacotes não vão rodar no seu 386 ou
486 (não que muita gente precise, mas é importante em alguns casos); e
como eu já disse, o ganho de desempenho não é significativo.

> No Gentoo, para quem não sabe, também existe um recurso semelhante ao
> apt-get, é o emerge, que também atualiza o sistema, e tem tantos mirrors
> quanto os do Debian. O número de desenvolvedores também é bem grande.

Acho que você vai gostar dos "ports" dos BSDs livres... Também baseados
em código-fonte, atualizam o sistema completamente, dá para usar os
pacotes mais recentes e manter o sistema-base na versão estável, lidam
com dependências e o número de desenvolvedores também é razoável.

--
Quidquid latine dictum sit altum viditur