Re: Mudando o HD

 --- Marcio de Araujo Benedito <china@pbh.gov.br>
escreveu: > Em Qua, 2004-01-28 Ã s 04:59, Everton
Moraes

> num HD de 1GB, mas
> existe como fazer
> exatamente o 1GB pra nova

   Olá Marcio,

      Fazendo tudo do melhor jeito: no braco :) - faça
seguinte :

           1) CONECTAR O HD - Plugue o HD nos cabos
internos do PC, (nao esquecendo de mudar o jumper dele
para "slave" caso for conectar no mesmo cabo IDE do HD
atual, (..) ) e reinicie o PC

           2) CRIAR AS PARTICOES - No linux, execute o
comando "cfdisk /dev/hdb" (ou hdc, dependendo de como
voce conectou ele nos cabos do seu PC), e entao crie
as partições; uma sugestão : uma particao primária de
3,8 Gb e outra primária também de 200 MB. Sete o tipo
das particoes para tipo linux (a de 3.8) e para o tipo
swap (a particao de 200 MB). Sete também a primeira
particao como "bootável", tudo isso no cfdisk. Sai do
cfdisk mandando escrever (write) a tabela de particoes
criada.

           3) FORMATAR AS PARTICOES - Agora formate as
particoes: comando mke2fs /dev/hdb1 (ou /dev/hdc1)
para formatar o HD com o sistema de arquivos EXT2.
Para outros formatos (EXT3, ou journal, veja o manual
do mke2fs - $man mke2fs). Formate entao a segunda
particao criada (a de 200MB) como swap com o comando
"mkswap /dev/hdb2" (denovo - ou /dev/hdc2).

           4) COPIAR (CLONAR) O HD ATUAL PARA O NOVO -
  Agora com as particoes criadas e formatadas, monte o
hd novo num diretorio ("mount -t ext2 /dev/hdb1
/mnt/"). Entao entre com o seguinte comando tar que
irá "chupar" os seus arquivos do HD antigo para o novo
preservando-os no mesmo estado: "tar clf - / | tar -C
"/mnt" -xvf - ".

           5) CONFIGURAR A INICIALIZACAO DO NOVO HD -
entao todo o hd está copiado. Agora precisa-se gravar
o lilo na MBR do novo hd indicando a localização das
imagens (kernels) à serem carregados na inicialização.
Para isso, vá para o diretório aonde o novo HD está
montado "cd /mnt" e entao mude o ponto de montagem
raiz do sistema para lá - "chroot /mnt/". Edite o
arquivo de configuracao do lilo (/etc/lilo.conf) do
jeito que desejar e entao digite "lilo" para gravar na
mbr. Pronto, desligue o PC, conecte o novo HD como o
master na IDE 1, e reinicie.

=====
"50% of the speed of a program is in 1% of its code.  90% is in 10%"  - (A.S.Tanenbaum - Structure Organization of Computers).  Assembly rulers!

Yahoo! GeoCities: a maneira mais fácil de criar seu web site grátis!
http://br.geocities.yahoo.com/