iptables - redirecionamento

All

A regra abaixo do iptables redireciona tudo que vai para a porta 25 do
gateway para a porta 25 do micro 192.168.1.5. Quer dizer, pacotes que
chegam na eth0 e na porta 25 do gateway são redirecionados para a eth0 e
porta 25 do micro 192.168.1.5. A minha dúvida é a seguinte, o inverso
também é verdadeiro ?!? Quer dizer, todo pacote que sai do micro pela
eth0 e porta 25 do micro 192.168.1.5 são redirecionados para a eth0 e
porta 25 do micro gateway.

$IPTABLES -t nat -A PREROUTING -p $PROTO -d $ETH0IP --dport 25 -j DNAT
--to 192.168.1.5:25

Eu estou fazendo essa pergunta pois estou tendo problemas para montar
uma vpn com o FreeS/Wan que talvez o problema esteja sendo causado
pelo fechamento da porta 500. Para resolver esse problema vou desviar
o trafego da porta 500 para a porta 5000 e queria saber se a regra
acima é valida para pacotes que tenham a origem na internet e destino
o micro 192.168.1.5 e pacotes que tenha a origem no micro 192.168.1.5
e destino a internet.

Desde já agradeço pela atenção.

[ ]'s

* Caio Ferreira     *  : :'  :