Dúvidas no 2.6.1

  Compilei e instalei o 2.6.1 + bk4 aqui porém estou com 2 probleminha:

1. INstalei os módulos do i2c, mas não tem o módulo i2c-proc e não consigo detectar os sensores. Sabem como faze-lo?

2. Instalei os módulos do ALSA para minha placa ( KD7 ) via82xx, fiz as configuracões como fazia no 2.4.2?. O som está funcionando porém um dos canais do mixer está Chiando muito. Por exemplo se starto o XMMS o fom fica estranho, mas se ele continuar rodando e eu startar o mplayer o som sai normal.