ac97_codec

Ola lista!
Tenho um problema. Instalei o bonzai linux (baseado em debian 3.0) e após a instalação notei que eu não conseguia controlar o volume da minha placa de som usando o xmms ou o aumix. Recompilei o kernel (2.4.22) e continuou o mesmo problema (a compilação não acusou nenhum erro). Tentei carregar os módulos manualmente, e notei um aviso ao carregar o módulo ac97_codec de que este módulo não possui controle de volume(não foi bem isto que apareceu escrito, mas qer dizer a mesma coisa). Como faço para resolver este problema e poder controlar o som via player de mp3 ou mixer? Minha placa de som é uma via82???(esqueci o resto!! e não estou em minha máquina)-onboard (placa mãe ECS).
módulos necessários: sound, ac97_codec, uart401 e via82cxxx_audio.
Obrigado.