Re: de knoppix para debian

eu não tenho nenhum argumento contra o fato de o instalador do debian ser
extremamente eficiente. porém, eu vou usar o mesmo argumento que um
professor meu da faculdade usou para me convencer a sair da linha de comando
e utilizar "janelas": "são mais agradáveis ao usuário."

o instalador do debian não precisa ser um yast da vida, mas ncurses é um
visual muito pobre. é preciso colocar um pouco mais de cor e imagem ali, a
fim de conquistar o público que atualmente adminstra M$ e não muda porque
ainda acha que o linux é complicado (se eles conhecessem o poder do shell já
teriam trocado).

realmente a instalação do debian é uma vez, e só, mas mesmo essa uma vez
deve causar uma boa impressão para o usuário.

nessas férias eu usei um live-cd do suse (o knoppix não rodou na máquina dos
meus pais) para catequizar um pessoal, e eles ficaram bastante
impressionados com a facilidade do linux, proporcionada principalmente pelo
visual amigável (e agradável) do suse.

por isso eu volto a tocar nesse ponto: que o debian precisa ter um
instalador gráfico mais agradável ao usuário. não precisa nem mudar os itens
dos menus em uma primeira incursão, apenas deixá-lo com um visual melhor.
depois se inseriria uma detecção de hardware e etc.

abs, cláudio.