Re: Ataque de engenharia social aos usuarios do Registro.br

On Mon, 15 Dec 2003 14:03:09 -0200
"Edney Souza" <listas@interney.net> wrote:

> 1) A falha recém descoberta no IE também afeta o Mozilla parcialmente:
> http://www.mozillazine.org/talkback.html?article=4078
>
> 2) Ninguém está livre de ataques de engenharia social, a única forma de
> prevení-los é informando e orientando os usuários, mudar de ferramenta
> infelizmente não resolve esse tipo de problema.
>
> []´s
>
> Edney Souza
> http://www.interney.net/

1. A "falha" que afeta o Mozilla é *apenas* na barra de estado, e isso é
   apenas uma característica comum à maioria dos navegadores, que permitem
   alterar arbitrariamente aquele texto:

   http://www.quilombodigital.org/microsoft

   Qualquer pessoa com um pouco de vivência pela Internet sabe que o texto
   da barra de estado é facilmente burlado.

   A falha gravíssima do Microsoft Internet Explorer é permitir o acesso à
   *barra de endereço*, coisa que *nenhum* outro navegador permite. E o que é
   pior: a exploração dessa falha é assustadoramente simples, como provado no
   link acima.

   Além disso, a circular aponta exatamente para que o usuário do Registro.br
   verifique o endereço. E a forma que um usuário mais vivido o fará é
   exatamente pela barra de endereços. E *apenas* se for usuário do navegador
   em questão isso não adiantará absolutamente nada conforme demonstrado.

2. Sim, ataques de engenharia social são imprevisíveis e por inúmeros caminhos.
   Porém, no caso em questão, se o atacante tivesse explorado essa falha e,
   quanto à questão de ser um sítio seguro, feito a cópia num servidor com ssl
   (o que daria o "cadeadinho") e num serviço pago de hospedagem, simplesmente
   estaria invalidada *TODA* a recomendação do Registro.br quanto ao que
   observar antes de colocar seus dados.

   E isso afetaria *APENAS* os usuários desse navegador. Isso é simplesmente
   inadimissível. Estou no aguardo de um pronunciamento oficial do Registro.br
   tal a gravidade da situação.

   Não uso e não recomendo produtos proprietários, incluindo os da Microsoft em
   questão, não apenas por razões ideológicas ou de mercado, mas especialmente
   no quesito segurança.

   Trabalho com Desenvolvimento para Internet e tenho vários clientes que usam
   o sistema do Registro.br e sei que a maioria deles usa o navegador em questão.
   Simplesmente se o atacante fizesse isso que exponho, eles estariam em sérios
   apuros. E no caso de prejuízos sem dúvida grande parcela da culpa caberia ao
   Registro.br por não ter feito o alerta de forma correta e completa.

Pelas razões expostas reitero minhas sugestões ao Registro.br

Essa última medida, drástica, só deverá ser adotada se o fabricante em questão
não corrigir e falha não anunciar com o devido grau de exposição frente à
gravidade da questão para que os atuais usuários atualizem seus sistemas.

Abraços,

Luis Alberto.

--
	Luis Alberto Garcia Cipriano - lagc@cipsga.org.br