Re: grub

Em Sex 10 Jan 2003 18:19, Marcos Sousa Vituriano escreveu:

> [...]
>
> bem para começar eu tenho 2 hd (IDE - um de 30gb e outro de 80 gb)**vale
> ressaltar q eles estão na secondary slave e na primary slave,
> respectivamente)**
> no de 80 tenho o linux (e suas 3 partições - uma de boot em /boot, a swap e
> a principal)
> tenho tb uma partição NTFS vazia (mas terá o WInnt em breve)
> e uma partição Fat32 para o win98
> no outro hd tenho apenas a partição fat32 com o win98 antigo (q virará meu
> backup)
>
> [...]

Marcos,

	Para começar você deve descobrir os nomes das suas partições no grub. Por
exemplo, seu Linux deve estar na partição (hd0,0) ou algo do tipo, né? Você
tem que descobrir onde está o Win98 velho, o Win98 novo e o WinNT.

	Para fazer isso, você tem duas maneiras. Para ambas, entre no modo de comando
do grub (aperte 'c' durante o menu do grub, se não me engano).

	A primeira delas é usar o comando "find" ("help find" para mais informações)
para procurar um arquivo que você sabe que está na partição. Não sei se
funciona para FATs, mas pra ext3 funciona. Por exemplo, se você sabe que
existe um arquivo /boot/grub/stage1 no seu root Linux, digite `find
/boot/grub/stage1` que o grub irá responder em qual partição o arquivo se
encontra. Tente fazer isso com algum arquivo do Win98 (tipo, autoexec.bat).

	A segunda é ir tentando as combinações com o comando "root". Por exemplo,
sabendo que o seu HD de 80 GB é o hd0, tente procurar o outro HD em hd1.
Digite `root (hd1,0)` e veja o que ele responde. Se ele responder "partition
not found" ou algo do tipo, tente outra partição. Mas se ele responder
"(hd1,0) FAT32 bla bla bla", você achou uma partição e pode tentar dar boot
nela pra ver o que tem dentro.

	O grub deveria ter uma listagem de partições existentes e seu tipo... Alguém
sabe se isso já foi implementado ou se está na "TODO List"?

	Assim que você descobrir quais são as partições, siga as instruções da
documentação do grub ou daquela documentação que você já citou para criar o
seu menu.lst.

Abraços,
	- Vítor

Vítor Estêvão Silva Souza