Re: servidor de impressao

Em Seg, 2003-01-06 às 12:15, Caio Ferreira escreveu:
> All
>
> Estou tentando configurar o servidor da rede daqui de casa para ser um servidor de impressao. Conecei na porta paralela uma impressora LaseJet 4 Plus e queria saber se existe algum comando ou programa para testar a conexao. Como eh um servidor nao instalei o X no micro, ja que o monitor fica a maior parte do tempo desligado.

Instale o cups (e tudo mais relacionado a ele) e o apache nesta maquina.
Configure o /etc/cupsd.conf para aceitar conexoes de outras maquinas via
web (ponha o IP das suas maquinas). Depois, de uma destas maquinas da
sua rede, acesse a maquina servidora de qualquer navegador, geralmente
digitando http://ip.da.servidora:631. Ai voce tera as opcoes de
configuracao do cups para adicionar/remover/configurar todas as
impressoras conectadas nesta servidora. O cups oferece total
compatibilidade com os comandos de impressao bsd e ainda emite um log de
quem esta imprimindo o que, permitindo uma completa auditoria.

Tenho isso aqui e funciona bem.

[]'s

PS: Nestas ferias vou escrever um mini-como-fazer para servidor de
impressao.

--
Marcio de Araujo Benedito - china@pbh.gov.br
Empresa de Informatica e Informacao do Municipio

Desktop rodando Debian GNU/Linux, iPaq rodando Familiar GNU/Linux.
Todos funcionais e livres de Windows!

A grande invenção polivalente de Deus foi o pato. Ele anda, nada e voa.
E faz tudo isso mal

--Comandante Rolim Amaro