Re: Remover programa

Olá,

On Fri, Jan 03, 2003 at 05:43:26PM -0300, Pablo Henrique wrote:
> Amigo entendi mais minha duvida era mais ou menos tipo
> seu eu apagar a pasta /usr/local/softqualquer fora as
> dependencias apago todo software como mac os?

Não, realmente o funcionamento não é como no Mac OS ou no OS X. Tive a
oportunidade de brincar com um OS X e achei que é bastante amigável ao
usuário inexperiente a idéia de somente apagar uma única pasta para ter
todo o software correspondente removido. Só fiquei curioso para saber
como isso é feito, uma vez que um software pode oferecer funcionalidade
a um outro software, como no caso de um pacote de uma biblioteca.

Voltando ao assunto : Não existe uma maneira padrão de remover os
programas instalados em /usr/local. Perceba que estou assumindo que tais
programas foram compilados e instalados manualmente, ou seja, tratam-se
de programas não distribuídos em um formato pré-compilado e empacotado
apropriadamente, como um pacote .deb, o que justifica sua inclusão
em /usr/local.

Pacotes .deb não são instalados em /usr/local. Ao contrário, existem
regras rígidas sobre a maneira como são instalados e removidos e como
devem interagir com outros pacotes no sistema. Pacotes .deb devem
remover completamente seus arquivos quando desinstalados (excetos
arquivos de configuração em /etc, os quais devem ser mantidos, a menos
que seja feito um *purge* ao invés de um *remove*).

Softwares compilados e instalados manualmente em /usr/local geralmente
possuem um alvo que possibilita a desinstalação dos mesmos, algo como
make uninstall, mas isso não é uma regra (de fato, poucos são os
desenvolvedores que se preocupam com isso, infelizmente).

||  Andre Luis Lopes                   andrelop@ig.com.br               ||
||  Debian-BR Project                  http://debian-br.cipsga.org.br   ||
||  Public GPG KeyID                   9D1B82F6                         ||
||  Keyserver                          wwwkeys.eu.pgp.net               ||