Remover programa

Amigos no windows os programas instalados criam n' dlls e chaves no registro para remover temos que usar o uninstall do software que as vezes funcionan outras não gostaria de saber que fora usar o apt-get remove "soft" ou dselect se somente eu apagar as pasta do software em /usr/local seria praticamente apagar o programa? Sei que geralmente ele precisa de diversas dependecias que ficam instaladas em outras pastas mais gostaria de saber se somente apagar em /usr/local resolve?

Busca Yahoo!
O melhor lugar para encontrar tudo o que você procura na Internet