De:   Claudio Clemens <asturio@gmx.net>
Enviada em: 29/12/2003 18:21:31
Para: List Debian <debian-user-portuguese@lists.debian.org>
Assunto: Problema com lilo (long++) (WAS Re: ao moderador desta lista)

2003-12-29, 13:56 -0200, ADRIANO BRAND:
(A)
> Claro vc pode fazer uma busca em www.google.com.br/linux antes de
> fazer a pergunta... e a pessoa que te ajudar, não precisa te dar de
> graça, mas não custa dizer onde encontrar...

(B)
> eu mesmo postei uma pergunta sobre o lilo se só obtive respostas
> grosseiras, mas tb não achei nenhuma informação que me ajude, pois
> tudo que achei sobre o lilo é basico demais p/ o meu caso...

Você quer dizer o que foi grosseiro na minha resposta? Ou você não leu
tudo? Eu te dei mais ou menos o caminho certo para você solucionar o seu
problema. Não mandei nenhum "man lilo", "man lilo.conf", ou dar uma
olhada no LILO-HOWTO, ou Multiboot-with-LILO-HOWTO. Ah, não é porque eu
te dei uma resposta, que você não vai deixar de ler os manuais também,
certo?

Gente, isso aqui é uma lista, e como em QUALQUER lista, existem certos
pontos que devem ser seguidos.

0. SAIBA PROCURAR ANTES: Faça o que está em (A) e só pergunte depois de
    não conseguir solucionar mesmo. man, info, google são seus amigos.
1. SAIBA PERGUNTAR: dê todas as informações possíveis, que você acha que
    são relevantes para o seu problema. Descreva o problema
    detalhadamente e o que você tentou fazer, inclusive mensagens de
    erro.
2. SEJA LIBERAL com o que você lê: Nem todas as pessoas que escrevem
    para a lista terão o mesmo "nível" que você, seja lá qual for, e
    pode ser que certas coisas sejam expressas não tão suaves, ou como
    já disseram "grosseiras". Mas não se esqueça: uma solução grosseira
    é melhor que solução nenhuma. O problema é se é só grosseria.
3. SEJA CONSERVADOR com aquilo que você escreve: assim você evita ser
    interpretado como o um grosseiro.
4. SIGA A NETIQUETA: Não esqueça de produzir textos que serão lidos com
    prazer, com menos de 80 colunas, sem HTML, colocando a respostas em
    baixo da pergunta, etc, etc, etc.
5. Só porque você perguntou, não quer dizer que alguém vá saber
    responder a sua pergunta. Talvez quem saiba não achou que valia a
    pena, pela sua falta de esforço.

A propósito. "man lilo" não é nada básico. E os HOWTO sobre lilo também
não. http://www.tldp.org ou "cd /usr/share/doc/HOWTO" mostram
maravilhas.

A pergunta do lilo:

Você precisa do kernel e da initrd em questão, da sua partição Sarge.
Copie esses dois arquivos para o /boot do Kurumim, acrescente ao seu
lilo.conf do Kurumin o seguinte:

image=/boot/kernel-do-sarge-que-voce-copiou-pra-ca
    label=Sarge
    initrd=/boot/initrd-dosarge-que-voce-copiou-tambem
    root=/dev/hdb?  # onde ? é a partição do / do Sarge

Depois de editar o lilo.conf, não se esqueça de chamar o "lilo" de novo.
Obs: essa resposta já havia dado antes em pvt (só sobre o lilo)..

Mas como diria Larry Wall: existem mais de um meio para se fazer isso.
Esse talvez seja o mais simples, mas com certeza não é o mais elegante.

No começo mesmo do "man lilo.conf" tem assim:
    root=/dev/hda1
 #  bootable kernel images:
              image=/boot/zImage?1.5.99
                   label=try
              image=/boot/zImage?1.0.9
                   label=1.0.9
              image=/tamu/vmlinuz
                   label=tamu
                   initrd=initramdisk.img
                   root=/dev/hdb2
                   vga=ask

O que também é um exemplo de como solucionar o problema. Explicando!
selecionando "try", vai carregar o kernel "/boot/zImage-1.5.99" e montar
a partição "/dev/hda1" (com p.e. o Kurumin), selecionando "tamu", vai
carregar o kernel "/tamu/vmlinuz", usando o "initrd" e montando a
partição "/dev/hdb2" (p.e. Sarge)

Só pra mostrar o quanto as pessoas geralmente procuram para solucionar
os seus problemas.

Se com essa informação você acha que eu fui grosseiro, o que falta a
você é saber ler e interpretar texto! Quer saber: (COLOQUE SEU
XINGAMENTO PREFERIDO AQUI)!!! Tá querendo melzinho na chupeta ou o que?

Abraços, e Feliz Ano Novo

Claudio

PS - POR FAVOR: Follow-Up-To: /dev/null, já que respostas a essa mensagem não
tem nada a contribuir para a lista. Em si. Follow-Up-To: poster correm o
risco de SEREM respondidas.

- --
+- .''`. ---| Dipl.-Inf. Univ. Claudio Clemens |------| Sarge |-------+
| : :' :   TU-München | Robotik & RealTime      GNU/Linux User #79942 |
| `. `'    http://asturio.gmxhome.de/begin.html asturio at gmx.net    |
|   `-     "YE GODS, I HAVE FEET??!"            <- Userfriendly       |
T  A  G  L  I  N  E       E  S  P  A  Ç  O  S  A