Re: ao moderador desta lista

ESSA RESPOSTA É PARA TODOS QUE QUEREM ENTENDER O PORQUÊ

Desculpem pelo porque.

Existem alguns fatos que devem ser vistos antes de reclamar:

1. A Lista é 100% aberta, então qualquer um que quiser mandar alguma
coisa pra cá, consegue, mesmo não estando inscrito nela.
2. A Lista não tem moderador
3. Existe um RFC que diz como os cabeçalhos devem ser para lista (Qual
número mesmo Leandro?)

2003-12-28, 14:08 -0300, Carla Elaine Freitas Santos:
> Oi Pessoal,
>
> Eu acredito que isso deve ser configuração no servidor. Pois em todas as
> listas que eu participo, estah eh a unica em que na hora de responder, vai
> para quem enviou a mensagem.

Mas o comportamento da lista é o definido pelo RFC. E como vale o (1.)
pra qualquer um receber a resposta, mesmo não estando na lista, ele deve
receber pessoalmente. Quem responde uma pergunta deve pensar duas vezes
então para quem mandar. 1 pro remetente, 2. pra lista ou 3. pros dois.
Dependendo da relevância da resposta, vale a pena mandar pra lista, mas
nem sempre. Deveria se ter uma regra:
Se a resposta é boa, útil e construtiva, mande pra lista
Se a resposta tem pouco a contribuir pra comunidade responta para o
autor da mensagem.

Assim diminui também o volume daqui

> E pelo menos nas listas pelo mailman eu sei que pode ser configurado isso.

É um feature interessante, mas infelizmente é só um comodismo

> Eu estou usando como cliente ou o webmail, ou o mutt.
> Mas acredito que nao eh configuracao aqui nao.

Webmail é um diabo, não conheço nenhum que preste 100%. Mas com o mutt é
outra coisa:

Edite o seu .muttrc e acrescente a linha:
subscribe debian-user-portuguese@lists.debian.org

Aí quando você quiser responder uma mensagem para alguem use normalmente
o "r", se quiser responder pra lista use "L".

Abraços,

Claudio

- --
+- .''`. ---| Dipl.-Inf. Univ. Claudio Clemens |------| Sarge |-------+
| : :' :   TU-München | Robotik & RealTime      GNU/Linux User #79942 |
| `. `'    http://asturio.gmxhome.de/begin.html asturio at gmx.net    |
|   `-     "YE GODS, I HAVE FEET??!"            <- Userfriendly       |
Sóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóó meu!