Re: Usuário nobody

savio,

nao sua maquina nao foi invadida.
o find eh rodado a partir do cron e para evitar problemas de seguranca eh
executado com o usuario nobody.
eu nao recomendo, mas para desabilitar esta atividade excessiva do hd
remova o arquivo find dentro do diretorio /etc/cron.daily.
eu prefiro matar o find quando ele me incomoda e deixar ele rodar quando eu
nem percebo. :) ou simplesmente me levanto pra tomar um cafe ate que o find
seja encerrado.
este find eh simplesmente para atualizar a base de dados do
comando locate. portanto cuca fresca. nada de panico. :)
java-vm eh o programa responsavel por exibir seus applests java na internet.
ele consome memoria ate que ela se esgote. portanto mais uma "evidencia"
falsa de invasao. o mais provavel eh que este processo nem estivesse
consumindo tanta cpu, e sim o swap feito pra que ele ficasse funcionando.
mas um simples kill -9 pode acabar com o problema. o java-vm muitas vezes
comeca a comer mais cpu que devia na minha maquina tb (normal).

mas se quizer fazer uma checkagem no sistema:
apt-get install chkrootkit
depois rode
chkrootkit
e fique lendo as mensagens na tela :)

On Fri, 26 Dec 2003 10:35:49 -0200
Sávio Ramos <savio.debian@terra.com.br> wrote:

> Olá,
>
> Estava navegando na internet e notei que a luz do hd ficou acessa sem
> nenhum motivo aparente. No terminal digitei "top" e existia um processo
> "find" sendo executado por "nobody". Achei isto muito estranho e desliguei
> a internet. O processo sumiu, mas apareceram uns dez processos java-vm que
> consumiam 100% da cpu.
>
> 1) minha máquina foi invadida???
nao.
> 2) se houve invasão, pode o invasor retornar pois sabe meu endereço (uso
> velox)?
nao houve invasao. se tivesse havido ele voltaria facilmente (se tivesse
interesse, provavelmente ja teria um backdoor monitorando seus passos).