Re: Geração de relatórios no formato postscript com C

On 25 Dec 2003 03:10:25 -0200
Rodrigo Formel <formel@easyline.com.br> wrote:

> Se entendi vc quer gerar um ps, é isso? Gerar ps é relativamente simples
> tenho um código que faz isso, mas em Tcl. Se vc quiser posso te mandar
> em pvt. Vc terá só o trabalho de converter de Tcl para C. Depois me
> manda o fonte?! ;)

Exatamente isso que eu quero fazer, pois já andei escrevendo uns postscripts na mão, e a formatação sai literalmente linda (para um ex-usuário de Quick Report do Delphi é necessário uma palavra mais sentimental :o).
Estou querendo iniciar um projeto de sistema ERP mas na forma GNU, e já tenho um pouco de idéia que o mesmo seria mais utilizado no Brasil, portanto um ERP para os Brasileiros, mas como minha formação indica o caminho como sendo definir os padrões do sistema inicialmente, estou precisando encontrar uma biblioteca que gere estes relatórios, e eu pensei em postscript, por ser aberto.

Apenas como prévia da idéia, estou querendo fazer um sistema de ERP baseado em postgreSQL e com uma primeira interface, GTK. Pensei em GTK pois estou muito satisfeito com o GNOME e aprendi uns esquemas de terminais remotos com Linux, onde dá para fazer uma única máquina ser o cérebro da empresa. Além disso o pessoal que vem do Windows acha muito imatura uma interface WEB para uma aplicação séria (o que eu sei que não é verdade) e acaba achando que o projeto não é capaz de atender às necessidades da empresa. Coisas da transição.

Escolhi inicialmente o postgreSQL pois estive no Seminário de Software Livre na Unicamp e o pessoal anda utilizando bases de dados imensas no mesmo, sem problemas, além dos recursos avançados, tipo tabelas que herdam campos de outras, gatilhos, procedimentos, etc. A intenção é colocar a regra do negócio no banco de dados e apenas ter que programar interfaces.

Gostaria de informar também que estou me dedicando a este projeto porque estou desempregado e estou pensando em abrir uma empresa de soluções para pequenas e micro-empresas, com software livre, mas neste formato de encomenda. Acredito que ao se ter uma base do aplicativo, qualquer um poderá utilizá-lo e expandí-lo.

Mas como ainda está no estágio crú 0.0.1 alfa unstable, preciso encontrar as bases de como desenvolver e iniciar o projeto do banco de dados. Bom, como disse, acho que vou utilizar este canal para melhorar a idéia, pois pretendo empacotá-lo para debian.

Abraços a todos e boas festas.

Daniel Cristian Cruz