Re: História triste

On Thu, 20 Nov 2003 16:03:32 -0200
"Pedro Faraco" <faraco.debian-br@mailnull.com> wrote:

> A empresa em que trabalho começou a analisar a viabilidade de migração
> de nosso ambiente Windows para Linux, algo em torno de 300 máquinas.

É uma situação especial que vai precisar de alguem com muita
experiência não só técnica senão também como lidar com usuários
procedente de windows e nenhum interesse em aprender
informática. Neste ponto eu sugiro contratar alguem que tenha esta
experiência.

> Fui então escalado para testar o Debian. Depois de ler com mais
> profundidade a documentação do Debian, propuz testarmos a versão
> Sarge, que até a conclusão da análise certamente já será stable.

Devo disconcordar. Primeiro, o tema de updates de segurança em testing
é muito mais fraco que em stable, e os 300 clientes vão comer você
vivo se as coisas começam falhar arbitrariamente. E vão falhar em
algum momento de update. Fique com woody!

> Mas meu chefe, muito conservador como sempre, deu ordens para que
> eu testasse a última versão estável, portanto a "Woody".

Um chefe inteligente. Para uma instalação tão massiva, qualquer outra
coisa vai fazer você enloquecer em questão de tempo.

> Pra começar não sei que "flavor" usar. Além disso, quando consigo
> instalar um "flavor" (acho que o vanilla), não consigo entrar no GNOME
> ou KDE em resolução alguma. Tentei até excluir todos os modos de
> vídeo diferentes de 800x600, 60Hz, 8 bits e ainda por cima usar um
> driver vga genérico, mas nem isso.
>
> Lembro bem de ter instalado o RedHat na mesma máquina sem
> maiores problemas e com o X-Window funcionando perfeitamente.

Isto são os seus problemas menores. Garanto que mesmo num woody, um
usuário "experto" consegue desconfigurar a máquina até deixar ela
totalmente inutilizável, precisando apagar todos os dot-files no
diretório casa. O meu récord nisso é uma secretária que conseguiu isso
em menos de 48 horas. Você vai precisar de estrategias especiais para
se defender contra isso.

> Vale a pena considerar o Debian uma alternativa viável a um parque de
> máquinas onde predominam Windows 98 e praticamente todas elas
> tem hardware de baixo custo, com vídeos e áudios onboard entre
> outras maravilhas da indústria chinesa/paraguaia?

Se a sua empresa não atualizou o windows desde 1998 (5 anos), você vai
perder tanto tempo em otimizar video, lutar com má qualidade tipo
realtech, etc. que provavelmente o seu tempo de instalação e
assistência aos usuários vai custar demais. Se o seu chefe está vendo
a alternativa em comprar windows 2000 ou pagar multa numa
fiscalização, então mesmo assim, a debian sim é uma alternativa
viável, mas você vai precisar de alguem com a experiência
adequada. Acredite em alguem que mantem debian para uma cadeia de
cybercafés com centos usuários de todos os níveis pensáveis.

> Como exatamente devo proceder com a instalação do Debian Woody?
> Qual flavor "usar"? Como evitar problemas com hardwares que outras
> distribuições atendem perfeitamente?

Não é possível dar uma receita de bolo aqui. Depende do software que
realmente vai ser utilizado (por exemplo openoffice ou
abiword/gnumeric etc). Se você usa ainda w98, é possível que seja
porque um w2k simplesmente não instala por falta de CPU. Neste caso,
também é possível que a lentidão de um KDE ou Gnome completo não sejam
aceitáveis para a impaciência dos usuários obrigando você tomar outras
medidas. Repito, você precisa ter a experiência ou contratar uma
pessoa ou empresa com a experiência de fazer uma análise e um desenho
bem feito, caso contrário a sua empresa pode entrar em graves
dificuldades num futuro próximo.

--
Christoph Simon
ciccio@kiosknet.com.br