Re: Mouse optico

No arquivo /etc/X11/XF86Config-4, verifique a sessão:

Section "InputDevice"

# Identifier and driver

    Identifier  "Mouse1"
    Driver      "mouse"
    Option "Protocol"    "IMPS/2"
    Option "Device"      "/dev/mouse"

/dev/mouse na minha máquina é um link simbólico para /dev/psaux, pois
meu mouse é PS/2. Se seu mouse for USB use /dev/input/mice. Se não
quiser criar um link simbólico coloque diretamente o device no
/etc/X11/XF86Config-4.

Para fazer o netscroll funcionar insira nesta sessão:

    Option "ZAxisMapping"       "4 5"

O gpm não é necessário para fazer o mouse funcionar no X.

Balrog.