Re: m810 chipset sis740

Em Thu, Oct 30, 2003 at 06:00:15PM -0300, Gustavo Junges escreveu:
> 	Seguinte pessoal, tenho uma placa que como vocês podem ver não é nem um top
> de linha mas é o que eu tenho e quero ver ela funcionando ehheehh.
> 	Seguinte usando o kernel 2.4.18 pra baixo, ele não reconhece a controladora
> pci dessa placa, portanto quando se digita lspci não aparece nada. Eu
> descobri um parametro que se coloca no lilo que ativa a pci. o parametro é
> esse (append="pci=bios,biosirq"), a partir disso a controladora pci começou
> a funcionar. porém os dois cdroms que estavam funcionando corretamente não
> [...]

Também sou o (in)feliz dono de uma placa dessas. Na hora de compilar o
kernel, em "General Setup", você vai ver uma opção "PCI Access mode",
com três escolhas: Direct, BIOS e Any. Escolha BIOS e esqueça essas
opções do kernel (pode dar o boot sem precisar passar
"pci=qualquercoisa" no lilo) e hacks. Outra coisa que você deve compilar
no seu kernel, em "ATA/IDE/MFM/RLL Support", é o suporte ao chipset
SiS5513 (que é o que nós temos). Não compile como módulo, mas direto no
kernel.

Quanto ao som, eu fui ao site da C-Media (www.c-media.com, se não estou
enganado), baixei o código-fonte do driver para o codec 9738 (é o que
nós temos), modifiquei o Makefile (se você quiser, mande uma mensagem
que eu te envio), compilei e instalei, e estou usando esse módulo. Está
funcionando para mim (só não tente tocar arquivos MIDI). Agora, parece
que os drivers ALSA do kernel 2.6 também funcionam com nossa "placa" de
som.

A única coisa que me falta é que me disseram que essa placa tinha um
controlador de vídeo AGP soldado à placa (essa m*$@a nem slot AGP tem!),
mas só consegui fazê-lo funcionar em 2D. Ou seja, nada de OpenGL
(ainda). Aliás, caso alguém da lista saiba (o chipset é o SiS 630) se é
possível habilitar o 3D nessa placa, será grande obséquio compartilhar a
informação.

Bom, acho que é isso. Boa sorte aí.
--
"Hell is empty, and all the devils are here"
              -- W. Shakespeare, The Tempest