Driver nvidia e problema estranho: entra no X mas "trava"

Pessoal,

Aconteceu algo um  tanto estranho comigo em relação  aos drivers proprietários
da nvidia. Tudo  estava funcionando normalmente, de  repente o X travou  e não
consegui  mais  fazê-lo  funcionar  através  dos  drivers  nvidia. Acontece  o
seguinte:

Inicializo o  servidor X (carrega aquele  logotipo da nvidia, e  parece entrar
normalmente). Porém,  apesar do  ponteiro do  mouse se  movimentar, não  posso
fazer absolutamente  nada. Isto é, o  teclado não funciona  e nem as  ações do
mouse. Não posso nem  mesmo disparar um Ctrl-Alt-BackSpace ou  alternar para o
terminal  console. A máquina  fica ativa,  consigo  entrar via  ssh (de  outra
máquina), mas também não consigo matar o X (aí sim a máquina trava), reiniciar
ou desligar a máquina.  A solução é resetá-la através do botão do gabinete.

Não  mudei absolutamente  nada  no XF86Config-4. Com  o  driver nvidia  nativo
do  XFree  (4.3.0) consigo  entrar  normalmente. Infelizmente  este padece  de
recursos/eficiência, principalmente no OpenGL.

Tentei alguns procedimentos, sem sucesso:

- Atualizar nvidia-glx, nvidia-kernel-source e recompilar os módulos;
- Atualizar o kernel 2.4.20-1-k7 para 2.4.22-1-k7.

Em /var/log/XFree* não é apresentado nenhum erro.

Configurações:

nvidia-glx     1.0.4496-5
nvidia-kernel-source       1.0.4496-5

XFree 4.3.0