Re: Chuva de vírus - uma solução

Douglas A. Augusto disse:
> No dia 27/09/2003 às 22:02,
> "Alberto Bengoa" <alberto@bengoa.com.br> escreveu:
>
> Qual MTA  você usa? Não  precisa antes  fazer um  "fetch" (via  fetchmail,
> por
> exemplo) para  então passar para  o MTA? Há  a possibilidade desta
> análise do
> header ser passada  para um programa externo (algum filtro  bayesiano) e
> então
> decidir o que fazer com ela?

Eu uso postfix aqui. Uso o a opcao de header_check para não ter que baixar
a msg inteira. No caso deste virus, criei os seguintes filtros:

/^From:.*Microsoft.*$/ REJECT
/^From:.*MS.*$/ REJECT
/^Subject:.*Report.*$/ REJECT

Porém, algumas msgs desse virus sao enviadas com o from 'mailer daemon'
(algo assim) e ai não posso bloquear esse tipo de coisa.

> Na verdade  essa funcionalidade que  venho procurando há algum  tempo.
> Isto é,
> baixar o header, passar por algum filtro externo e então decidir se a
> mensagem
> será apagada (ou  apenas ter os anexos  retirados) ou se a  mesma será
> baixada
> por inteiro. Infelizmente  tanto o popsneaker  como o mailfilter  não
> suportam
> essa funcionalidade, exigindo que se defina as regras explicitamente.

Pois eh. Nunca pensei em alguma solução neste sentido. Acredito que se vc
usar algo baeseano terás que baixar a msg inteira para contabilizar
direito o score da msg.

Eu uso mailfilter aqui também. Como ele foi feito pra funcionar com o
courier-mta não conheço muitas alternativas para combater o SPAM, uma vez
que o courier-mta eh que faz esse servico qdo ambos trabalham juntos.

No nosso caso, uma alternativa viavel seria utilizar o amavisd-new (este
pacote soh tem na unstable se não me engano). Ele eh capaz de integrar
anti-virus + anti-spam externo (bogo, spamassassin).

ou talvez dar uma olhada no cyrus, que me parece mais 'customizável'.

> --
> Douglas Augusto

Alberto Bengoa