cds de audio

Tenho uma maquina com um drive de cd (/dev/hdd) e um gravador de cd
(/dev/hdc). Tudo funcionava perfeitamente, mas agora, de uma hora para
outra, não consigo mais reproduzir cds de audio no meu drive de cd. Ao
abrir o gnome-cd, com um cd de musica no drive de cd, o mesmo é
derrubado. No entanto, se abro o gnome-cd sem ter um cd de musica no
drive de cd, não dá problema. O mais estranho: troco nas preferencias
o dispositivo para /dev/cdrw e coloco o cd de musica no gravador de
cd. O cd é reproduzido mas não sai som pq o cabo de audio do gravador
de cd não está ligado na placa de som. Troco então novamente o
dispositivo para /dev/cdrom e coloco o cd de musica no drive de cd e
para minha surpresa o cd toca. Não consigo entender pq isto está
acontecendo. Alguém tem alguma dica???

[]s,

Daniel Ferreira
Sao Leopoldo/RS - BR