configuração do modem

Olá lista...
Sou usuário linux há algum tempo no entanto não tenho experiência
em configuração. Estou tentando configurar o meu modem no meu
debian (woody) e estou com algumas dúvidas.
-utilizar o kppp é suficiente para a configuração do meu modem e da
minha conexão?
Tudo que eu fiz até agora foi configurar o kppp no entanto eu tive
alguns problemas desde então, eu preenchi todos os campos
relativos ao provedor mas não estou conectando, acho que o erro está
relativo ao dispositivo de modem (no modem device está selecionado
/dev/modem), pelo que havia lido anteriormente esperava encontrar
algo como cua0, cua1, cua2 e cua3 nas opções, mas ao invés disso
tem ttyS0 e outras, a minha porta do dos é com4, aí vem a pergunta:
-O que falta eu fazer pra configurar o meu modem?
Me indiquem o caminho que pode ser que eu dê um jeito.
Outro erro que acontece é quando eu inicio o kppp, aparece:
/etc/resolv.conf is missing or can?t be read
não sei pra que serve este arquivo e o que pode vir ocasionar este
erro...
Agradeço desde já a atenção...

Universia, o portal dos universitários.
Serviços, informações e conteúdo acadêmico na maior rede
universitária do mundo. (www.universiabrasil.net)