Configurar codificação dos caracteres / acentuação...

Fala lista,

O meu problema é o seguinte, tenho um servidor samba
2.2.8a com o Debian Woody Stable e tenho tido
dificuldades com a codificação dos caracteres... nas
estações blah 98, os caracteres aparecem ok... mas
tanto no servidor samba como no meu desktop (Debian
Woody / Unstable montando as partições via NFS) a
acentuação aparece toda maluca... desse modo não
consigo abrir alguns arquivos por causa desses
caracteres... alguem tem alguma ideia de como
configurar o Debian para aceitar esse tipo de
codificação????

Agradeço qualquer ajuda...

Sem mais,

Luiz da Silva

Desafio AntiZona: participe do jogo de perguntas e respostas que vai
dar um Renault Clio, computadores, câmeras digitais, videogames e muito
mais! www.cade.com.br/antizona