gateway na eth0 e perguntas

eu de novo lista. graças a vcs já consegui instalar o debian e configurar o
video aqui. tô rodando o KDE bonitim. ai vão mais 3 perguntas e uma duvida.
primeiro a duvida:

faço parte de uma rede com servidor windows (win2k) que compartilha conexão
a cabo. o ip do servidor eh 192.168.0.1 e mascara 255.255.255.0
configurando a placa de rede aqui dou um comando no console
#ifconfig eth0 192.168.0.10 netmask 255.255.255.0 up
até aí tudo normal, dou ping no servidor e tá tudo ok, responde tranquilo.
adicionando o gateway: dou os seguintes comandos seguidos de seus
respectivos erros:
#route add -net 192.168.0.1 eth0  - erro: SIOCADDRT: Invalid argument  (foca
linux)
#route add default gw 192.168.0.1 eth0 - erro: Network is unreachable (foca
linux)
dai sem querer digitei
#rout add default gw 192.168.0.1 (sem o eht0) e o comando foi aceito, soh
que dei um #ifconfig e vi que alem de eth0 tinha lá lo e sl0 e reparei que o
ip foi parar no sl0 (não sei o que significa lo , sl0) :)
resumindo: não consegui adicionar o gateway. alguém poderia me ajudar a
resolver este problema?

agora as perguntas:

1-tem como eu fazer com que o idioma do KDE seja portugues br ? caso
positivo gostaria que me mandassem um link com as devidas explicações
2-qual comando eu digito pra configurar minha placa de som? (sblive)
3-tentei instalar o x-chat via #apt-get install x-chat mas não foi. o cd1 do
debian não contem este aplicativo ?

sem mais no momento e agradecido desde já
Isaac (Zac)