Re: Debian desatualisado

Luiz Fernando, pessoalmente eu gostaria de lhe dar os parabéns por seus
questionamentos. Questionamentos assim é que nos fazem crescer, sair da
mesmisse, e no caso do Debian ter um sistema sempre melhor. Graças às
suas perguntas, temos respostas de alto nível como a do Prof. Thadeu
Penna e de alguns poucos. Os questionamentos costumam ser o primeiro
passo para melhorarmos alguma coisa. Quem conhece o Debian desde o
início sabe como ele era simples e rudimentar. Não fosse o espírito
crítico de Wichert Akkerman em 1998, por exemplo, não se teria proposto
o inestimável debconf, o qual foi implementado por Joey Hess e hoje
milhares de pessoas são beneficiadas pelos pacotes que já o utilizam.

Só quem não tem medo de perguntar são as crianças e as pessoas de
coração puro. Essa coisa de atacar suas perguntas, só porque elas
incomodam alguns, é para mim herança de nossa cultura de posições
radicais em matéria política e de religião: quem se lembra das aulas de
história do colegial, sabe que as perseguições políticas ou religiosas
foram (e ainda são) as maiores causas de emigração de pessoas e
famílias. Portanto, eu peço a todos os "radicais" que reflitam bem sobre
isto: um dia a atitude conjunta de vocês pode ser responsável pelo
desrespeito aos direitos humanos, que são tão vilipendiados ainda no
Brasil. Acho que devemos cuidar para não dirigir estas críticas a
alguém em particular, mas antes e principalmente a nós mesmos, pois
somos quase todos propensos a aroubos de intolerância, os quais
demandam nossos sinceros esforços para os controlar em nós mesmos
(cada um faça a sua parte).