Re: [OT] Modo de spam diferente

No dia 19/09/2003 às 07:00,
Still <d.u.p@brflash.com.br> escreveu:

> Sávio;
>
>       Na minha  caixa de entrada  e no meu  $spam tem uns  trocentos e-mails
> desses. Trata-se  de uma  variante do  vírus  Sogib (chute!),  pois é  muito
> parecida com os outros que eu recebia quando o Sogib estava atacando. :))

Mais uma da Microsoft, e nós pagamos também por isso.

**
Verme explora antiga falha do IE[1]

Quinta-feira, 18 de setembro de 2003 - 19h45

SÃO PAULO  -- As empresas de  segurança estão alertando para  um verme digital
descoberto  hoje, chamado  Swen.A,  ou Gibe.F. O  invasor  explora uma  antiga
brecha do Internet Explorer e envia e-mails em massa.

O  produto chega  como anexo  de um  e-mail com  assunto e  corpo da  mensagem
variáveis. Se executado, o invasor se  apresenta como um pacote de atualização
da Microsoft (Microsoft Internet Update Pack). Além disso, desativa antivírus,
firewalls e outros programas de segurança instalados no sistema.

Periodicamente, o  Swen apresenta uma caixa  de diálogo que simula  um erro de
e-mail e pede ao  usuário para digitar as informações de  sua conta de correio
eletrônico. Possivelmente,  o invasor,  descoberto  nesta quinta-feira,  tenta
roubar esses dados.

O  Swen   também  se   propaga  através   de  redes   locais,  pela   rede  de
compartilhamento  de  arquivos Kazaa  e  via  canais  de IRC. Para  enviar  os
e-mails,  o  verme usa  um  servidor  SMTP próprio  e  explora  uma brecha  de
segurança do  Internet Explorer 5.x,  corrigida em junho de  2001. Essa brecha
leva o anexo a ser executado apenas com a visualização do e-mail.

Embora  o  Swen  é  classificado  como  de  risco  baixo-médio,  o  noticiário
internacional informa que as contaminações vêm crescendo na Europa.

Carlos Machado, da INFO
**

1. http://info.abril.com.br/aberto/infonews/092003/18092003-9.shl

--