Re: iptables, squid e sarg... tudo isso?

No dia 16/09/2003 às 08:07,
Mauricio de Ávila <mauricio@elipse.net> escreveu:

> Olá para todos,
>
> Um rapaz me disse que o iptables era suficiente com um script que ele
> fez, aí um outro me disse que tinha que usar iptables, squid, sarg e uma
> proxy transparente..

Não precisa do Squid, Sarge e nem Proxy.

> Estou meio confuso... será que vocês poderiam me indicar o mais correto
> para fazer? Lembrando que as estações irão usar a internet normalmente,
> ou seja, acessar e-mail (pelo Outlook do Windows e webmail), download,
> kazaa e afins, navegar pela web e chat.... tem alguma restrição pra
> isso?

Vai por mim. Para o que você  quer o script firewall (iptables) indicado serve
muito bem. Eu  também compartilho  a internet em  casa. Agora, se  você quiser
saber  onde  os usuários  estão  navegando,  ter  um relatório,  entre  outras
adicionais, leia sobre o squid e sarg. Você também pode incrementar fazendo um
servidor  DHCP, mas  repito,  nada  disso é  preciso  para  se compartilhar  a
internet.

--
Douglas Augusto