Re: servidor interno de internet

eehehhe eu sei o esquema, só não sabia os serviços

esse iptables é seguro mesmo? Existe um script bom que já esteja feito?

On Mon, 2003-09-15 at 08:29, Douglas A. Augusto wrote:
No dia 15/09/2003 às 08:05,
Mauricio de Ávila <mauricio@elipse.net> escreveu:

> estou colocando um servidor interno de internet aqui em casa, pois vamos
> ter ADSL em mais de um micro, e eu comprei um pra servir internet aos
> outros dois. Eu sei que vou precisar de duas placas de rede, um roteador
> ligado em uma delas e o hub em outra..
>
> quais os serviços que vou precisar ter nesse servidor? Só sei do
> Squid... qual mais?

Squid? Não precisa, basta apenas fazer um "Internet Sharing". É melhor ser
feito por um script que já inclui um firewall. Este aqui usa o iptables, é o
que uso atualmente:

http://www.malibyte.net/iptables/scripts/fwscripts.html

Em termos de hardware, precisará no servidor/firewall de duas placas de rede
(uma em conexão com a internet e outra para ser ligada no HUB).  As máquinas
clientes serão então ligadas no HUB. Terá também que fazê-las apontar para o
servidor, definindo o gateway para o IP do servidor.  O DNS pode ser
configurado manualmente na máquina cliente (/etc/resolv.conf) ou então criar um
serviço DHCP no servidor.

Esquema:

Servidor/firewall
192.168.0.1