gdm com gnome2.2 não roda .Xdefaults e outras cacas mais

Olá a todos de novo,

eu resolví usar o GDM para logar no meu Debian testing,
porém notei que várias definiçoes que eu usava no emacs
estavam diferentes (cor de fundo, tipo de fontes, etc),
então fiz o seguinte:

coloquei a seguinte linha no .bashrc do meu usuário :

xrdb -load ~/.Xdefaults

porém notei que isto só funciona quando eu abro um terminal
(um gnome-terminal por exemplo), então eu coloquei no .xinit,

piorou, porque além de acontecer a mesma coisa, ou seja não
funcionar até abrir um terminal, o Gnome fica muito instável
ás vezes o gnome-panel trava e não consigo acessar mais
nenhum ícone, então resolví voltar para o bom e velho startx.

Alguém sabe como fazer estas definições do .Xdefaults
funcionarem no GDM ?

Detalhe :

quando rodo o X usando o programa xinit
o Gnome fica igualmente instável (mesmos sintomas)

vai abaixo o meu .xinitrc

Obrigado por qualquer luz

Flavio Alberto

#!/bin/sh

xrdb -merge .Xdefaults

# $Xorg: xinitrc.cpp,v 1.3 2000/08/17 19:54:30 cpqbld Exp $

# /etc/X11/xinit/xinitrc
#
# global xinitrc file, used by all X sessions started by xinit (startx)
# invoke global X session script
. /etc/X11/Xsession