Funcionamento do router afeta o XPP

Oi turma!

Não entendo muito de rede. Espero que consigam entender meu problema.

uso um router DSLINK 200 U/E, da Centertap. Ele usa PPPoA, mas a
configuração é toda feita internamente, por meio de um browser
(http://192.168.1.1). Não precisei instalar ou configurar nenhum pacote
relacionado ao pppoa.

Navego tranqüilamente. O router está configurado para desfazer a conexão
PPP após 10 minutos de inatividade.

Aqui começa o problema. Após muito tempo de inatividade, o xpp (x
printin panel) demora uma eternidade para abrir e, depois que abre, fica
extremamente lerdo. Se eu desligar o router e ligar novamente, ele refaz
a conexão e o XPP volta à normalidade.

Não sei se isso é problema de configuração do CUPS ou do Router.  Prá
falar a verdade, não tenho a menor idéia do que seja. Uso a SID, mas o
problema também ocorre na Stable.

Alguém pode ajudar?