Spamassassin e cpuload maior que 15.0

Pessoal,

Quando baixo os meus emails (fetchmail -> procmail -> spamc -> spamd ->
exim), a carga fica tão alta (cpuload geralmente bate nos 12.0, sendo
que já chegou a 16.0) que faz a minha máquina (Athlon XP 1800+, 256MB,
TNT2 Vanta) ficar de joelhos. É claro que rodam outras coisas (XF86-4,
MySQL), na máquina, mas esses processos não chegam a comer tanto
processamento.

O Spamassassin tem sido muitíssimo útil para mim, por isso desejo
mantê-l. Por isso, gostaria de saber se a lista posssui alguma sugestão
de configuração para "azeitar" essa combinação. Uso o sylpheed como MUA.

Já cheguei a considerar em usar um processo em lote (baixa todos os
emails, depois roda o spamassassin em todos os arquivos, cuspindo-os
direto num mailbox), mas gostaria de escutar as opiniões de vcs.

Em último caso, existe alguma outra alternativa de programa para
tratar/bloquear spams, que seja tão eficiente qto o SpamAssassin, mas
que não seja tão pesado assim?

Detalhe: rodo o spamd com "-n 10".

--
Feng Sian