Re: ALIEN e TGZ

Eduardo Manso wrote:
Olá pessoal,

tenho uma dúvida com relação ao 'alien'.

Lendo o "Guia Prático para o Debian GNU/Linux" do Gustavo Noronha Silva
(kov@debian.org), no item 2.6 encontro:

	"Pacotes '.tgz' são pacotes que contém binários, normalmente utilizados
	 em Slackware...."

Este formato 'tgz' à que se refere o Gustavo tem algo específico da distribuição Slackware ou é o velho e conhecido resultado do uso de
"# tar cz...." ?

Sim e nao. Sim porque o empacotamento e feito com o tar+gzip no modo tradicional, e nao porque o tradicional tgz que a gente ve por ai e os fontes do programa, e o pacote para slack e o binario do pacote compilado.

Entao, o TGZ do slackware e o binario para instalacao em distro slackware, assim como o RPM e o binario para RedHat* e DEB e o binario para Debian ;)

Tenho uma discordancia com o manual quando ele aconselha instalar os TGZ em debian apenas indo para a raiz e tando um tar zxvf <arq.tgz>, pois isso nao e suficiente visto que dentro do pacote tem um script de pos-instalacao que e executado pelo pkgtool do slack.

Se for o caso, como, após usar "# alien -d <arq.tgz>", eu conseguiria os resultados que conseguiria com os comandos "# tar xvzf <arq.tgz>", "# cd ...", e "# ./configure ..." ?

Nao, voce pode fazer alien <arq.tgz>, que voce obtera um arq.deb, pra voce instalar com o dpkg -i arq.deb. Mas atencao: os tarballs do slack nao estao nem ai para dependencias!

Obrigado,

Eduardo.

[]'s
checked by Debian GNU/Linux <http://www.debian.org>.

free your computer and your soul will follow...

O tempo é o único capital do homem

--Alipio do Amaral Ferreira