ALIEN e TGZ

Olá pessoal,

tenho uma dúvida com relação ao 'alien'.

Lendo o "Guia Prático para o Debian GNU/Linux" do Gustavo Noronha Silva
(kov@debian.org), no item 2.6 encontro:

	"Pacotes '.tgz' são pacotes que contém binários, normalmente utilizados
	 em Slackware...."

Este formato 'tgz' à que se refere o Gustavo tem algo específico da
distribuição Slackware ou é o velho e conhecido resultado do uso de
"# tar cz...." ?

Se for o caso, como, após usar "# alien -d <arq.tgz>", eu conseguiria os
resultados que conseguiria com os comandos "# tar xvzf <arq.tgz>", "# cd
...", e "# ./configure ..." ?

Obrigado,

Eduardo.