Re: tecnicas pre-migracao

> Companheiros;
>
> Gostaria de dividir com voces alguns problemas que temos aqui na
> Prefeitura de Belo Horizonte quanto a migracao de desktops proprietarios
> para desktops livres.

Parabéns pela iniciativa. Aqui na chesf a gente preferiu tentar trocar ao
máximo os servidores antes de trocar o lado do usuário final. Mas estamos
engatinhando ainda.

> 1) Desde a versao 97, a suite Office da Micro$oft tem um evento que
> adiciona a primeira frase do conteudo do arquivo como sugestao de nome
> na hora que o usuario vai salva-lo. Isso faz com que, nao sei em que
> proporcao, muitos usuarios comodamente apenas apertem o OK, aceitando o
> nome do arquivo sugerido.
> O resultado e um festival de nomes de arquivos com mais de 8 caracteres,
>   cheios de espacos em branco e caracteres especiais, o que dificulta, e
> em alguns casos ate impede, o restore de um backup.

Nomes grandes e com espaços são normais. Temos apenas que aprender a lidar
com
eles, perdendo os paradigmas do MS-DOS(tm).

> CAso concreto: Um advogado tem em sua maquina 1300 arquivos textos,
> entre peticoes e demais documentos, feito no M$word com nomes contendo
> acentos e espacos em branco. Apos a migracao do desktop do sujeito o
> restore dos arquivos foi feito com sucesso, porem os documentos nao
> foram lidos pelo OpenOffice.org devido aos acentos no nome, e alguns
> foram lidos mas com seu conteudo totalmente detonado.

O conteúdo não tem nada a ver com o nome do arquivo. Você tentou renomear
o arquivo no sistema operacional e depois abrir de novo? Se com o nome
pequenininho continuo dando problema o problema não é do nome grande do
arquivo.

> 2) Em algumas maquinas, principalmente de gestores e demais pessoas
> chave, e interessante colocar um dual-boot para efeitos de marketing,
> dar ao cara uma prova de que o desktop dele vai mudar, mas em nenhuma
> hipotese para pior. Para isso e preciso fazer o particionamento nao
> destrutivo do HD.

Isto é complicado. Mas vou te contar um segredo. o qtparted já particiona
partições do tipo ntfs. Eles não assumem isto publicamente mas funciona.
Eu dei um boot com o knoppix (já ouviu falar?) aqui na minha máquina e
reparticionei a partição do meu win XP. E funcionou. O problema é que o
formato do sistema de arquivos ntfs (padrão do win XP) é fechado. E
programas
como o qtparted tem que ficar fazendo engenharia reversa. Resumindo:
boicote da microsoft.

Uma outra opção, que não é livre mas é barata é o parttition magic. Custa
uns duzentos dólares. É tão barato (para uma empresa) que eu acho imoral
que
pessoas como o fosi (http:// j u p s o f t . h o s t . s k / f o s i /)
tenham  c r a q u e a d o  o bichinho.

O partition magic é arretado. rápido e rasteiro. E entende ntfs
oficialmente.

> Caso concreto: Um diretor de uma Empresa do municipio tem um notebook
> que foi comprado com o XP pre-instalado. A instalacao do dual-boot nao
> foi possivel porque nao houve modos de fazer o particionamento nao
> destrutivo do HD.

Taca o partition magic nele.

> ENtao gostaria de solicitar aos colegas opinioes acerca destes itens,
> como contorna-los e prover ao tecnico que vai executar o servico um
> roteiro de pre-instalacao que permita a ele deixar a amquina funcionando
> depois.
>
> Cheguei a pensar em um programa que vasculhasse o HD da maquina e
> procurasse por arquivos que tenham acentos e espacos no nome e os
> renomeasse automaticamente, para entao somente apos a renomeacao
> proceder com o backup.

Não parece ser muito difícil de fazer. O problema é se der conflito com
nomes já existentes. Por exemplo, substituir espaço por _ e ter no
mesmo dir. um arquivo "p geral.doc" e outro "p_geral.doc".

> Quanto ao particionamento nao destrutivo eu nao
> tenho ideias, e no google eu nao encontrei alternativas. No caso do XP
> nem o diskete do partition magic resolveu.

Engraçado. Aqui funcionou. Mas agora eu lembro. Deu problema em duas
máquinas...