tecnicas pre-migracao

Companheiros;

Gostaria de dividir com voces alguns problemas que temos aqui na Prefeitura de Belo Horizonte quanto a migracao de desktops proprietarios para desktops livres.

1) Desde a versao 97, a suite Office da Micro$oft tem um evento que adiciona a primeira frase do conteudo do arquivo como sugestao de nome na hora que o usuario vai salva-lo. Isso faz com que, nao sei em que proporcao, muitos usuarios comodamente apenas apertem o OK, aceitando o nome do arquivo sugerido. O resultado e um festival de nomes de arquivos com mais de 8 caracteres, cheios de espacos em branco e caracteres especiais, o que dificulta, e em alguns casos ate impede, o restore de um backup.

CAso concreto: Um advogado tem em sua maquina 1300 arquivos textos, entre peticoes e demais documentos, feito no M$word com nomes contendo acentos e espacos em branco. Apos a migracao do desktop do sujeito o restore dos arquivos foi feito com sucesso, porem os documentos nao foram lidos pelo OpenOffice.org devido aos acentos no nome, e alguns foram lidos mas com seu conteudo totalmente detonado.

2) Em algumas maquinas, principalmente de gestores e demais pessoas chave, e interessante colocar um dual-boot para efeitos de marketing, dar ao cara uma prova de que o desktop dele vai mudar, mas em nenhuma hipotese para pior. Para isso e preciso fazer o particionamento nao destrutivo do HD.

Caso concreto: Um diretor de uma Empresa do municipio tem um notebook que foi comprado com o XP pre-instalado. A instalacao do dual-boot nao foi possivel porque nao houve modos de fazer o particionamento nao destrutivo do HD.

ENtao gostaria de solicitar aos colegas opinioes acerca destes itens, como contorna-los e prover ao tecnico que vai executar o servico um roteiro de pre-instalacao que permita a ele deixar a amquina funcionando depois.

Cheguei a pensar em um programa que vasculhasse o HD da maquina e procurasse por arquivos que tenham acentos e espacos no nome e os renomeasse automaticamente, para entao somente apos a renomeacao proceder com o backup. Quanto ao particionamento nao destrutivo eu nao tenho ideias, e no google eu nao encontrei alternativas. No caso do XP nem o diskete do partition magic resolveu.

[]'s
checked by Debian GNU/Linux <http://www.debian.org>.

free your computer and your soul will follow...

	As utopias sao, muitas vezes, verdades prematuras.
		-- Lamartine