Re: TS em Linux

> Utilizo a solução linux+rdesktop e mesmo assim tive
> que licenciar cada conexão feita ao meu Terminal
> Server... vc pode escolher entre a licença para cada
> usuário/micro ou para cada conexão...

Me metendo no bedelho:

Liguei no suporte da Microsoft e eles explicaram que é necessário uma
licensa CAL (Client Access License) para cada DISPOSITIVO que inicia uma
conexão com o servidor TS. Pesquisei mais um pouco, e descobri que ele conta
dispositivos como o Hostname da máquina (M$-Win ou Linux, ou whatever).

Bom... Sendo assim, fiz o teste e consegui 18 conexões simutâneas usando o
mesmo hostname (rdesktop ip_servidor -n HostnameFixo) mesmo o M$-Windows
sendo configurado com apenas 5 CALs (que é o que vem "de brinde" quando se
compra um Windows 2000 Server).

Aí entra uma outra questão... Isso REALMENTE seria "enganar" o programa,
podendo ser considerado como "burlar" a licensa. Mas e no caso de terminais
burros? Todo o processamento e tudo o mais é feito a partir de um servidor
só. Se APENAS esse servidor conecta num TS (afinal, as estações não vão
muito além de uma tela, teclado e mouse para utilizar o mesmo servidor) ele
ainda assim conta uma CAL apenas. Isso seria considerado ilegal, uma vez que
não foi tentando nada no sentido de burlar o programa?

Danilo