modo eficiente e fácil de mudar configurações de rede

Pessoal,

tenho um leptop que em casa uso conexao discada, no lab uso dhcp e no
escritorio uso ip estatico.

O cara que instalou configurou no MDK um tal de switchto que se coloca no lilo
e ele chama cada configuraçao de rede, para ppp, para dhcp e para estatico.
Mas eu não fui muito com a cara do sistema.

Alguem tem alguma coisa no debian que me permita mudar de sistema (ppp,
estatico ou dphc), seja eficiente, seja fácil e não me obrigue a virar root
para mudar o sistema? Se tiver um interface de configuraçao melhor ainda.

Logicamente se não tiver nada assim gostaria de algumas dicas de que programa
poderia usara para fazer isto.

Valeu
Ronaldo
--