Re: Problema montando CD

fredm@chesf.gov.br wrote:

Olá pessoal

Eu estou com o Debian aqui (unstable) e com a seguinte linha no fstab:
/dev/cdrom      /mnt/cdrom      udf,iso9660
user,owner,noexec,nodev,nosuid,ro,noauto 0 0
Porém, não consigo montar nenhum CD que coloco no drive. Sempre dá a
mensagem:
mount: tipo de sistema de arquivos incorreto, opção inválida, superbloco
inválido em /dev/cdrom,
      ou número excessivo de sistemas de arquivos montados

O que é? O que tenho que fazer?

Tenta usar a opção -v (na linha de comando). É o verborrágico.

O seu arquivo /dev/cdrom está apontando realmente para o dispositivo do
cdrom?
O que "ls -l /dev/cdrom" retorna?

Você pode passar mais de um tipo de sistemas de arquivos no fstab? Eu sei
que
você pode fazer isso na linha de comando, mas nunca tinha visto no arquivo
fstab...

Tenta substituir 'udf,iso9660' por 'auto'. Se montar dá um mount para ver
que tipo montou.

Hum... tentei com o -v mas ele exibe a mesma coisa. Não mostra nada a mais.
E o link /dev/cdrom aponta para /dev/cdrom0, que é o drive de CD.
Quanto a passar mais de um tipo de sistema no fstab, isso está no fstab de um RedHat aqui, e funciona perfeitamente.
Já tentei udf, iso9660, auto e tudo mais, mas sempre dá a mesma mensagem.
Minha última tentativa foi a seguinte:

# mount -v -t iso9660 /dev/cdrom0 /mnt/cdrom/ mount: dispositivo de blocos /dev/cdrom0 é protegido contra gravação; montando somente para leitura mount: tipo de sistema de arquivos incorreto, opção inválida, superbloco inválido em /dev/cdrom0,
     ou número excessivo de sistemas de arquivos montados

Ele começou a ler o CD, mas não montou. Fiz como root.

--

|   .^.   | Nelson Antônio de Oliveira            |